[Artigo de associado] A Melz faz 10 anos esta semana e o brinde será com cerveja

Por Marina Melz, da Melz Assessoria

Em 2011, a pauta dos grandes veículos nacionais era “você sabia que existem cervejas de cores, aromas e sabores diferentes?”. Foi quando atendemos pela primeira vez o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC). O que para o mercado já era uma certeza, para o público começava a ser esclarecido. E a imprensa de massa era (e ainda é) responsável por levar a tradução do movimento do setor para o grande público.

Esta semana a Melz Assessoria completa 10 anos. E foi graças à cerveja artesanal independente brasileira que entendemos o nosso papel de extrapolar os limites geográficos e editoriais para disseminar uma mensagem na qual realmente acreditamos: o potencial do ecossistema cervejeiro nacional.

Durante este período, acompanhamos várias cervejarias em trabalhos pontuais e projetos de longo prazo, seguimos no Festival Brasileiro da Cerveja por alguns anos (de 2012 a 2014 e, novamente, em 2019) e entidades ligadas ao setor, até chegarmos à Abracerva como associados e fornecedores (aqui conto um pouco dessa história).

Anúncios

De lá pra cá mudou tudo. Do espaço de gôndola para a cerveja artesanal nos supermercados ao número de casas especializadas na bebida. Os veículos que se comunicam com os consumidores e com o mercado evoluíram no discurso e no espaço para o tema. Mídias especializadas ganharam público (ainda bem!), criadores de conteúdo passaram a ter relevância, surgiram podcasts, canais no YouTube. Acompanhamos e registramos a história e o reconhecimento da Catharina Sour como símbolo do potencial do cenário cervejeiro nacional para a mídia. A pauta passou da curiosidade para a técnica.

O que permaneceu e se fortaleceu em todos esses anos foi a importância da comunicação para fazer tudo o que acontece na cozinha de uma cervejaria se transformar em conteúdo.

Temos um orgulho imenso em estabelecer o diálogo do setor com todos os seus públicos através do jornalismo. É por isso que o brinde dos nossos 10 anos será com cerveja. Aquela que tem muitas cores, aromas e sabores. E onde não falta história pra contar.

Deixe uma resposta