ABRACERVA assina Termo de Compromisso para Logística Reversa de Embalagens

O Estado de São Paulo a partir de 2019 exigirá das cervejarias com área superior a mil metros quadrados e a partir de 2021 para todas as fábricas a implementação do plano de logística reversa de embalagens vazias para a renovação do licenciamento ambiental. Tal ato está disciplinado pela DECISÃO DE DIRETORIA Nº 076/2018/C, de 03 de abril de 2018 do CETESB.

Em razão disso, a ABRACERVA firmou um termo de compromisso que visa suprir as necessidades dos seus associados para a efetivação dessa logística reversa.

O Termo de Compromisso de Logística Reversa de embalagens é um documento que oficializa o comprometimento de todos os participantes envolvidos no desenvolvimento de um sistema de logística reversa de embalagens que comprove o atingimento das metas estabelecidas de todas as empresas aderentes.

Inspirado no modelo europeu de reciclagem de embalagem pós-consumo, a empresa eureciclo, certificadora atual do TCLR, atua com transparência e praticidade tendo conquistado mais de 1000 empresas que hoje realizam a logística reversa de forma rápida e econômica.

Por trás de todo conceito de certificação da logística reversa está um processo bem simples, que garante a diminuição do impacto ambiental das embalagens pós-consumo comercializadas.

As cooperativas de reciclagem e operadores privados, ao coletarem, triarem e venderem os materiais recicláveis para os recicladores finais, emitem notas fiscais que comprovam a reciclagem de uma certa quantidade de determinado material – plástico, metal, vidro e papel. O sistema da eureciclo rastreia e documenta as notas fiscais de suas cooperativas e operadores parceiros, que funcionam como certificados de reciclagem.

O fabricante, importador e distribuidor, que é obrigado por lei a reciclar um percentual de embalagens de acordo com a venda de seus produtos no ano, compra um certificado referente à massa e tipo de material que ele colocou no mercado, na forma de embalagens, remunerando a cadeia de reciclagem pelo serviço ambiental prestado. Dessa forma, ele possui a comprovação de que uma quantidade equivalente de embalagens às que ele vendeu foi reciclada por uma cooperativa ou operador privado.

Os associados da ABRACERVA têm a oportunidade de adquirir esses certificados de reciclagem para o Estado de São Paulo através da Concorrência do Sistema de Logística Reversa de Embalagens, solução coletiva de significativa viabilidade econômica que atende às exigências da CETESB para renovação de licença de operação.

Para saber mais entre em contato através do e-mail: contato@eureciclo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *