NOTA AO CONCURSO BRASILEIRO DE CERVEJA

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MICROCERVEJARIAS E EMPRESAS DO SETOR CERVEJEIRO – ABRACERVA, responsável e com o compromisso de “defender interesses gerais de seus associados para o fortalecimento da Associação e a promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social”, além de outras atribuições como fomentar e estimular o crescimento e o aprimoramento do mercado cervejeiro, conforme constam em nosso estatuto; vem através desta nota pública pedir esclarecimentos do Concurso Brasileiro de Cerveja acerca dos últimos fatos ocorridos.

É de nosso conhecimento que na comissão organizadora do concurso há a participação de um membro que foi um dos principais protagonistas dos fatos ocorridos em 2020 relacionados a ataques racistas e misóginos no meio cervejeiro. Devido a acontecimentos esta associação realizou profundas mudanças em sua diretoria, já que não compactuou à época e não compactua com esses tipos de práticas e ações que não contribuem para a criação de um mercado cervejeiro maduro e produtivo muito menos para uma sociedade sem preconceitos e qualquer forma de discriminações.

Desta forma, a ABRACERVA através desta nota quer respostas de como são tratadas as questões raciais e de gênero dentro do âmbito do CBC, dos seus integrantes, patrocinadores e apoiadores.

Em 17/11/2021, o Coletivo AfroCerva, do qual fazem partes membros que foram duramente atingidos pelos atos ocorridos em 2020 e dos quais o integrante desse concurso foi um dos protagonistas, publicou a Carta Aberta – também enviada por email à Ablutec – Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura, com questionamentos em relação à postura do Concurso Brasileiro de Cerveja. Porém, recebemos informações de membros do coletivo que também são associados da ABRACERVA, que não foram procurados para nenhum esclarecimento.

Anúncios

Conforme conta em nosso estatuto, também é papel desta associação “defender interesses gerais de seus associados e representar, na condição de parte com legitimidade ativa, passiva, ou de terceiro interessado, dispensada a prévia aprovação em assembleia, a defesa de interesses individuais homogêneos, difusos e coletivos de todos os seus associados ou apenas parte deles…”.

Diante disso, a ABRACERVA vem através desta nota pública manifestar todo o seu repúdio e pedir explicações da organização do Concurso Brasileiro de Cerveja 2022, que tem, comprovadamente, entre os componentes da sua comissão organizadora, um dos envolvidos nos ataques de 2020.

Portanto, nos juntamos ao Coletivo AfroCerva e também cobramos um posicionamento da organização, dos patrocinadores e apoiadores, bem como cervejarias e demais membros desta associação.

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MICROCERVEJARIAS E EMPRESAS DO SETOR CERVEJEIRO – ABRACERVA , em respeito aos seus princípios e aos seus associados não pode compactuar com racismo, homofobia, misoginia e demais formas de preconceitos.

Deixe uma resposta