CUIDADO! Golpe usa perfis falsos de cervejarias e bares para roubar contas

A promessa de cervejas gratuitas, promoções e sorteios em perfis falsos de cervejarias e bares é a nova estratégia de grupos de golpistas.

Por meio de inúmeras contas falsificadas e bastante similares aos perfis originais no Instagram, os suspeitos entram em contato com potenciais vítimas alegando que elas foram escolhidas em um sorteio/promoção, do qual nunca participaram, e que teriam direito a produtos gratuitos e vantagens.

A contrapartida seria encaminhar aos golpistas os dígitos de confirmação que seriam enviados por eles através de SMS. Contudo, estes números são utilizados para invadir a conta de WhatsApp das vítimas. ISTO É GOLPE!

O QUE DEVEM FAZER AS CERVEJARIAS/BARES QUE TIVERAM PERFIS “CLONADOS”

Anúncios

O primeiro passo é denunciar o perfil falso e informar, através do perfil oficial do Instagram e site, a respeito da fraude, indicando o perfil dos golpistas e solicitando que seja feita a denúncia pelos seguidores.

Posteriormente, indica-se realizar um Boletim de Ocorrência. Na maioria das cidades é possível fazer o B.O. de forma online, mas também é possível fazer o boletim em qualquer delegacia. Caso a sua cidade possua uma delegacia exclusiva de combate a crimes virtuais, é indicado realizar o B.O. nesta unidade.

A criação de contas falsas é uma prática que viola os termos de uso do Instagram. A rede social deve detectar e remover automaticamente esse tipo de perfil. Caso a resposta ou remoção do perfil pelo Instagram demore, é recomendado enviar uma Notificação Extrajudicial ao Facebook, proprietário do Instagram, solicitando a remoção do perfil falso. Caso precise de auxílio na elaboração da Notificação Extrajudicial, envie email para: diretoriajuridica@abracerva.com.br.

COMO DENUNCIAR

Acesse a página falsa, clique nos “três pontos” do lado direito superior da tela, logo após em “denunciar”. Os passos seguintes serão autoexplicativos.

MODELO DE POSTAGEM PARA CERVEJARIAS E BARES

“Prezado cliente, informamos que a única página oficial do (nome da cervejaria/bar) é esta (indicar o nome do perfil: @xyz), sendo que quaisquer outras páginas com nome semelhante não nos pertencem. Alertamos que podem ser oferecidas falsas promoções e sorteios por meio destas páginas, e recomendamos que nenhuma informação pessoal seja fornecida pelos clientes via “direct”, “whatsapp” ou mesmo em resposta aos “stories”. ”

DICAS PARA CLIENTES/SEGUIDORES NÃO CAÍREM NO GOLPE

– Os nomes dos perfis falsos costumam ser muito semelhantes às contas oficiais. Fique atento a detalhes como o uso de símbolos, como por exemplo, “_” (underline) no final ou letras dobradas.

– Desconfie de negócios com contas que não sejam públicas. Empresas raramente possuem perfis privados, aqueles que requerem autorização para ser seguido.

– Desconfie de ofertas de produtos, promoções ou serviços com preços muito abaixo dos valores médios no mercado.

– As falsas promoções seguem praticamente o mesmo padrão: sorteio de cervejas, vouchers ou produtos gratuitos, com abordagens que costumam ter estruturas sintáticas mal formuladas e erros de português.

– Tenha o hábito de conferir a data da criação da conta, bem como a quantidade de publicações e de seguidores. Perfis falsos costumam ter um número bem abaixo das contas oficiais.

– Jamais forneça senha ou qualquer outro dado por mensagens recebidas via e-mail ou celular.

– Desconfie toda vez que receber um e-mail com alguma informação que não tenha sido solicitada. Na dúvida, contate sempre o SAC da empresa.

– Uma das formas de dificultar a ação dos golpistas é ativar a verificação em duas etapas, cujo login em redes exige não só o uso de senha, mas também inserção de um outro código, enviado por SMS ou aplicativo autenticador.

Deixe uma resposta