No final de 2017 a Abracerva criou seu Núcleo de Sommeliers, que tinha por finalidade reunir os profissionais que atuam como um elo entre as cervejarias e o consumidor em um espaço único de debate, fomento e valorização. A sommelière Marta Ibañez foi convidada, naquele momento, para apoiar na estruturação e coordenação do núcleo.
Já no primeiro semestre de 2018 foi organizado o I Congresso Técnico de Sommeliers da Associação – o primeiro evento voltado para o profissional especializado em cervejas – ocorrido em Pirenópolis/GO, onde deu-se início ao debate sobre a valorização e regulamentação da profissão do sommelier de cervejas.
Em 2019, Douglas DME, sommelier de Brasília/DF, assume a Coordenação do Núcleo. Dentre suas ações esteve fazer a curadoria do II Congresso Técnico de Sommeliers da associação, que ocorreu em Salvador/BA, em junho daquele ano. Segundo DME, acompanhar os bastidores da associação foi o maior ganho de experiências da sua gestão. “As dificuldades diárias, sejam desde financeiras a relacionamento, logística e tudo que envolve a luta por um setor. Levar o Congresso para o Nordeste era um anseio local que foi atendido, e isso envolve muito trabalho. Foi muito bom apoiar a associação nesse tempo e, mais que nunca, entendo que a Abracerva é feita por todos e para todos nós”.
Em 2020 foi decidido que o Congresso seria adiado e que seu formato atual fosse repensado visando maior sustentabilidade e envolvimento dos sommeliers associados.
Agora, assume a Coordenação do Núcleo de Sommeliers da Abracerva a associada mineira Priscilla Colares, que chega bastante animada para a função.
Desde 2012 Priscilla dedica-se exclusivamente ao mercado de cerveja artesanal. É Sommelière, Mestre em Estilos de Cervejas e professora do Instituto da Cerveja. Contribuiu com a fundação da Abracerva participando de sua primeira diretoria. Além de atividades relacionadas a sommelieria, também trabalha com criação de conteúdo para redes sociais.
Segundo a nova coordenadora, “para o núcleo a proposta é abrir o debate sobre a profissão Sommelier de Cervejas no Brasil, com intuito de caminhar para uma regulamentação formal da profissão e inclusão na classificação nacional de atividades econômicas permitidas para o Microempreendedor Individual. Também está dentro das pautas a serem debatidas no primeiro ano a criação de um código de ética da profissão e realização de um congresso voltado para atividades relacionadas à sommelieria”.
Nesta quarta-feira (10) haverá uma live no Youtube da Abracerva com Priscilla Colares e Carlo Lapolli conversando sobre o Núcleo de Sommeliers, as novas ações e a profissão do sommelier de cervejas. Será às 19h. Não percam!
Priscilla, seja bem-vinda ao time!