O que fazer durante essa crise? Juntamos algumas ideias para os nossos associados

Você já viu aqui que, numa ação da Câmara Setorial do MAPA, conseguimos manter as bebidas como itens essenciais e, com isso, garantir o funcionamento das cervejarias na quarentena. Mas, o que fazer nesse sentido?

Pesquisamos algumas marcas nacionais e internacionais e aliamos com sugestões de consultorias especializadas para sugerir algumas ações para este período.

Delivery: estratégia e aproximação com PDVs

Entre as operações que seguem em funcionamento estão os serviços de entrega. Os deliverys são vistos por vários estabelecimentos como uma saída para garantir o mínimo faturamento viável para a manutenção dos negócios.

Neste sentido, a primeira sugestão é que as cervejarias avaliem se um delivery próprio é uma possibilidade interessante. Entregas localizadas, quantidades mínimas e venda com valores especiais de rótulos que estejam parados há mais tempo são sugestões para tornar essa estratégia viável.

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A Abracerva firmou uma parceria com a Bee Delivery, uma start-up de entregas por aplicativo. Saiba mais aqui.

Sugerimos que você fique de olho apenas na questão financeira: taxas de aplicativos, custo de logística, valor da bebida. Também que observe se não está competindo diretamente com o seu ponto de venda, para que uma relação saudável seja mantida depois que o mercado se restabelecer.

Para quem não consegue imaginar uma operação própria no momento – e também para aqueles que estão, porque pode ser uma estratégia adicional – uma ampliação de parcerias com os pontos gastronômicos que estão operando com entregas também pode ser interessante. Além de fortalecer um outro negócio local, ter uma ação coletiva pode dar bons frutos.

Revisão nos números

Com boa parte das equipes em home office, também é o momento de revisar números. No afogamento das decisões de rotina, muitas vezes uma análise mais precisa de cada PDV e a sua rentabilidade, de fornecedores que podem ser negociados e outras questões administrativas ficam de lado. É hora de aproveitar o distanciamento para uma visão macro: quais são os gargalos e as oportunidades?

Entre os temas que podem ser avaliados estão:

  • Revisão de linha de produto: existe algum rótulo que têm se destacado? Suas premiações são evidentes nos rótulos? Em qual item existe margem para uma ação de marketing?
  • Ações apoiadas: certamente, como associado da Abracerva, você acompanha nossas iniciativas em prol do mercado. Toda semana, enviamos uma Newsletter com o que está sendo feito no período. É época também de se informar sobre como têm valor o associativismo.
  • Concursos: você inscreveu as suas cervejas em algum concurso? Se sim, com acesso à súmula, você analisou os pontos de melhoria? Quais outras competições podem te trazer esse feedback?
  • Indicadores: quais você usa? É possível monitorar os resultados da equipe de fábrica, comercial e administrativos por alguma métrica que dê mais transparência para a sua gestão?
  • Visitações: você trabalha com ela? Existe demanda? Qual experiência diferente pode oferecer? Pesquise em outras empresas do setor e sites de turismo para entender se faz sentido atrair faturamento com visitas.

E são dezenas de outros pontos. Aproveite para avaliar.

Acompanhe os desdobramentos

A cada dia, novas ações no campo econômico são anunciadas para tentar minimizar os impactos da crise que hoje é de saúde e num futuro próximo atingirá em cheio os negócios. É importantíssimo que você acompanhe essas notícias.

Entre elas, já está a liberação de alguns fundos de financiamento com juros mais competitivos, possibilidade de férias coletivas ou desoneração da folha de pagamento e outras ações. No site da Abracerva, vamos atualizar, na medida do possível, essas questões.

Também no site, estamos atualizando uma postagem do associado Advogado Cervejeiro, em que pontos como implicações trabalhistas e negociação de créditos e débitos.

Seja solidário e humano

Ninguém gostaria de estar passando por uma pandemia e todos, em menor ou maior escala, sofrerão os impactos dela. Se a sua cervejaria pode tomar alguma iniciativa para apoiar a comunidade local – seja com donativos, liberação de funcionários, postagens de incentivo ao comércio regional – faça.

Este é o momento em que o consumidor vai olhar com muita atenção para o posicionamento das marcas com as quais se relaciona para que esse elo se consolide definitivamente ou se rompa depois que a crise passar.

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