Concurso recebeu mais de mil inscrições; cervejas medalha de ouro na final nacional vão representar o Brasil na World Beer Cup, nos EUA
A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal divulgou na noite desta sexta-feira (06/12), na sede da Academia da Cerveja, em São Paulo, os melhores rótulos da 4ª Copa Cerveja Brasil.
A competição é composta por cinco etapas regionais que classificaram 268 rótulos para a grande final nacional.
“O nível do concurso foi altíssimo. As medalhistas refletem a qualidade e a diversidade que compõe a cerveja artesanal brasileira”, comemora o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.
Para ele, é gratificante o esforço da entidade em realizar um concurso que está presente fisicamente nas cinco regiões do País e poder conferir de perto a regionalidade presente nos ingredientes, na cultura e nas populações de cada localidade.
Best of Show
A cerveja que recebeu a medalha de ouro Best of Show, sendo considerada pelo júri especializado a melhor do concurso, foi a Alma Mater, da Cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC).
Uma bebida clara de fermentação mista, resultado de uma base de blond ale fermentada com levedura convencional e brettanomices, já havia recebido medalha de ouro em sua categoria da Etapa Sul do concurso.
A medalha de prata Best of Show ficou com a Canoa Quebrada, da 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR). A receita é inspirada no estilo gose alemão com adição do brasileiríssimo caju. Leva malte de trigo, tem baixíssimo amargor, é ácida, leve e refrescante, com final salgado.
A medalha de bronze Best of Show ficou com a Walfänger Doppelbock da Cervejaria Walfänger, de Ribeirão Preto (SP). O típico estilo alemão é de baixa fermentação, forte e rico em malte que lhe confere discreto dulçor e um tostado suave. A relação completa das medalhistas está disponível ao final desta matéria.
“Foi incrível conhecer os vencedores da 4ª Copa Cerveja Brasil, e para nós foi muito especial o evento ter acontecido na Academia da Cerveja, um espaço criado para promover a conexão e fortalecer o ecossistema cervejeiro”, destaca Laura Aguiar, Diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev. “Alcançamos nosso principal objetivo, reunir parceiros do mercado para celebrar a excelência da produção nacional”, completa ela.
Regulamento
Nas etapas regionais, a Copa Cerveja Brasil distribui medalhas de ouro, prata e bronze dentro de cada categoria caso o corpo de jurados entenda que os rótulos atinjam classificação suficiente.
Dentre as medalhistas de ouro em cada etapa regional, ocorre uma nova rodada de avaliação para escolha das três Best of Show dentre todos os estilos participantes.
As medalhistas regionais de todas as categorias se classificam para a final nacional e os rótulos que receberam medalha de ouro na etapa final ganharam inscrições para representar o Brasil na World Beer Cup, uma das mais prestigiadas competições do mundo, promovida nos Estados Unidos pela Brewers Association, entidade que representa as cervejarias independentes estadunidenses e é parceria da Abracerva.
Números
Ao longo de 2024, foram realizadas etapas regionais em Salvador (Nordeste), São Paulo (Sudeste), Brasília (Centro-Oeste), Belém (Norte) e Porto Alegre (Sul). Ao todo, 137 cervejarias de 89 cidades de 21 estados e do Distrito Federal inscreveram 1060 amostras que receberam avaliação técnica de 90 jurados.
A diversidade de cores, sabores e texturas esteve presente em 139 estilos inscritos e 69 amostras se inscreveram para concorrer nas categorias brasileiras como Catharina Sour, Manipueira Selvagem, Brazilian Hop Beer e Brazilian Wood and Barrel Aged, uma resposta do mercado aos esforços da Abracerva para promover brasilidade na bebida produzida no País.
A Catharina Sour foi o segundo estilo com mais concorrentes no concurso, com 35 entradas, atrás apenas do American-Style India Pale Ale, com 45 inscrições. Também com ingredientes nacionais, as Coffee Beers chamaram a atenção com a inscrição de 23 rótulos.
Conexão
A Copa Cerveja Brasil é um concurso independente de cervejas artesanais realizado pela Abracerva e compõe o projeto Conexão Cerveja Brasil (@conexaocervejabrasil).
O projeto consiste em um roadshow com o objetivo de aproximar os diversos elos da cadeia produtiva da cerveja em cada região do País por meio de concursos, eventos e congressos técnicos.
A 4ª edição do torneio teve o patrocínio de Hop France (@hopfrance @hop_france_brasil), Academia da Cerveja (@academia.da.cerveja), Abralatas (@abralatas) e Agrária (@agrariamalte).
RESULTADO.ETAPA_.FINAL_.2024_compressed