Concurso faz parte de road show Conexão Cerveja Brasil que inclui festival de degustação e congresso técnico e tem patrocínio do Sebrae e Hop France
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – Abracerva, divulgou neste sábado (3), durante o Festival Cerveja Brasil, no Mercadão da Bahia, em Lauro de Freitas, os rótulos ganhadores da Etapa Nordeste da 4ª Copa Cerveja Brasil. Ao todo foram distribuídas 43 medalhas, nas categorias ouro, prata e bronze para as cervejarias da região.
A cerveja escolhida como Melhor do Concurso, que ganhou a medalha de ouro Best of Show, dentre todas as categorias, foi a Lagoa Gose Goiaba, da Turatti, de Fortaleza (CE). Além de sal e acidez discreta, conforme determina o estilo Gose, a cerveja também leva goiaba na receita. A medalha de prata ficou com outro rótulo da Turatti: a Torta de Framboesa com Maracujá, do estilo Mixed-Culture Brett Beer. Em terceiro lugar ficou a Fiducanso, da Cervejaria Uçá, de Aracaju (SE), uma Russian Imperial Stout maturada em barris de madeira, inscrita na categoria Wood and Barrel Aged Beer.
“Os resultados da etapa Nordeste mostram a riqueza que a diversidade de insumos e técnicas dos estados da região agregam às cervejas brasileiras. São madeiras, frutas, acidez e microorganismos que trazem sabor local e complexidade aos produtos”, destaca o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.
O resultado completo pode ser acessado no final da página
As etapas regionais da Copa Cerveja Brasil estão sendo realizadas em todas as cinco regiões do país. Já foram promovidas as etapas Centro-Oeste, em Brasília (DF), Sudeste, em São Paulo (SP) e de Salvador o evento segue para Belém (PA), na etapa Norte, e depois para a região Sul. Tendo uma grande final em São Paulo, reunindo os vencedores de todas as regiões. Além do concurso, o road show, denominado Conexão Cerveja Brasil, inclui um Festival e um Congresso com conteúdos técnicos para as cervejarias e demais elos da cadeia de cervejas artesanais.
Sebrae
O Conexão Cerveja Brasil conta com o patrocínio do Sebrae Nacional e busca dar visibilidade para os produtos artesanais e qualificar pequenas e médias cervejarias brasileiras. “Com a realização do concurso nas regiões conseguimos simplificar a logística para que mais cervejarias participem e promovemos a oportunidade para que jurados e profissionais destes estados acumulem mais experiencia em eventos”, explica Tarantino.
Segundo Tarantino, o patrocínio do Sebrae tem sido essencial para realizar essas atividades descentralizadas, tanto na divulgação quanto na qualificação dos profissionais por meio do Congresso Cerveja Brasil. O encontro é sempre gratuito e aberto a todos os interessados.
O Conexão Cerveja Brasil conta ainda com patrocínio da Hop France, cooperativa de lúpulos franceses. O projeto também recebe o apoio da Academia da Cerveja, Agraria e Abralatas.
Abracerva
A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”.