[Artigo] A mudança do setor passa pela mudança das pessoas

Por Carlo Lapolli, presidente da Abracerva

Diante dos desdobramentos da divulgação de diálogos preconceituosos em relação a profissionais e marcas do mercado cervejeiro, assunto que foi tema no Fantástico no domingo (30/08), a investigação sobre o caso segue agora para as vias judiciais, como a matéria informou.

Não existe mudança sem um cenário anterior. Mesmo que o passado nos envergonhe. Mudar significa enfrentar uma realidade que já não condiz com o que pensamos hoje. Mudar implica em ser propositivo e trabalhar tanto publicamente quanto nos bastidores por essa transformação. É nisso que acredito.

Não nego que estive no grupo, nem que fui autor de comentários de baixíssimo calão, que me envergonham profundamente. No entanto, reforço o meu desejo genuíno de mudança. Estou consciente dos erros e reitero que estou disposto a ouvir, aprender, colaborar.

Anúncios

Na próxima semana haverá uma reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja, levarei a todas as demais entidades do nosso mercado a discussão sobre programas que impliquem diretamente em inclusão e diversidade, que passam pelo acesso ao conhecimento e pelo incentivo ao ingresso no mercado de trabalho de grupos heterogêneos.

Enquanto Associação, seguimos com o trabalho do Núcleo da Diversidade buscando entender formas de acelerar ações de impactos reais para todas as pessoas que trabalham ou consomem cerveja no Brasil. Junto a isso, mantenho contato com cervejeiros que representam entidades de todo o mundo e conhecendo de que forma o trabalho está sendo realizado para que possamos nos inspirar.

Os últimos meses foram intensos para todos os que trabalham com cerveja independente no Brasil, espero que todos os aprendizados colhidos em 2020 impulsionem o comprometimento técnico e social para os próximos anos.

Em tempo: Na data de 02 de Setembro toda, eu e toda a Diretoria da Abracerva renunciamos aos nossos cargos para dar espaço para uma nova eleição que possa oxigenar a entidade. Reafirmo que não expressei em nenhum momento e nenhum grupo mensagens racistas ou direcionadas a qualquer pessoa.

Deixe uma resposta