Saiba como foi a última reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja

O distanciamento presencial provocado pela pandemia do novo coronavírus não impediu que a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja seguisse deliberando. O grupo foi formado em 2019 e tem a liderança da Abracerva. O objetivo é unir esforços com as demais associações relacionadas ao setor para buscar mais competitividade e informação para o setor.

O último encontro remoto aconteceu no dia 2 de julho.

Entre os principais pontos estiveram:

– Aprovação do envio de um comunicado oficial para a Caixa solicitando a extinção da taxa de concessão de crédito e a imposição da contratação do seguro para acesso ao Pronampe.

Anúncios

– Foi aprovada também a realização de uma nova pesquisa setorial sobre a cadeia da cerveja no Brasil. A pesquisa será uma continuidade da parceria da Abracerva com o Sebrae, que agora também contará com a participação do Mapa e da Câmara. O questionário será revisado para compreender o contexto de pandemia e os impactos no setor.

– Outra aprovação importante foi a metodologia para o Grupo de Trabalho que faz o monitoramento de projetos que impactam a cadeia. O método aprovado é baseado no utilizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Atualmente, só no Congresso Nacional, mais de 200 proposições podem interferir no segmento. Esse número é ainda maior nos textos estadual e municipal. Todos eles precisam e terão acompanhamento coordenado e constante.

– Em 2019, o Mapa fez modificações importantes e muito positivas que impactam no mercado brasileiro da cerveja. Através delas, o consumidor tem mais clareza sobre o que está bebendo (clique aqui e veja a matéria na íntegra). No entanto, muitas cervejarias apresentam a dificuldade em cumprir a adequação dentro do prazo estipulado por conta de estoques pré-existentes de rótulos. Foi aprovada na reunião o envio de um pedido de postergação desse data.

– O Mapa está buscando implementar a cultura do autocontrole nas empresas: quem estiver em dia com as medidas necessárias para garantir a procedência e a qualidade dos seus produtos terá benefícios. Por isso, a reunião trouxe a possibilidade da criação de um Plano Nacional de Melhoria nos Controles de Qualidade de Bebidas em conjunto com Mapa. Este trabalho deve começar nos próximos dias.

A Câmara Setorial é uma das vitórias da Abracerva para que o setor, através do diálogo direto entre todos os integrantes da cadeia, conquiste espaços para o crescimento do mercado.

Deixe uma resposta