Venda de bebidas alcoólicas: Abracerva esclarece alguns pontos

As recentes intervenções protagonizadas por estados e municípios proibindo o comércio de bebidas alcoólicas em virtude da crise da pandemia tem trazido enorme preocupação ao setor. A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) acredita nas medidas de contenção – isolamento, proibição de abertura de restaurantes e bares e, sobretudo, de aglomerações – como caminho necessário para o achatamento da curva de disseminação do Covid-19.

Entretanto, entidades que defendem a proibição da venda de bebidas alcoólicas utilizam dados isolados de canais de vendas para argumentação. E mais: países que adotaram a proibição de bebidas alcoólicas não tiveram qualquer impacto na solução da pandemia, pelo contrário, houveram casos de intoxicações por bebidas de origem clandestina, ilegal e sem qualquer controle de qualidade.

A Abracerva representa mais de 1.200 cervejarias artesanais espalhadas por todo o Brasil e, além das cervejarias, congrega bares, distribuidores, sommeliers e fornecedores da cadeia produtiva, todos os citados fazem parte de um dos setores mais afetados pela crise do Covid-19. Segundo dados de associações nacionais de fabricantes, houve redução de cerca de 70% das atividades e queda de 30 a 40% em vendas de bebidas alcoólicas.

Diante dessa preocupação com a tomada de medidas sem qualquer base estatística de efetividade, a Abracerva em conjunto com a Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cervbrasil), Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), busca demonstrar aos mandatários que editaram tais normativos a impropriedade das mesmas.

Anúncios

Vale reforçar que a principal filosofia da cerveja artesanal está amparada no consumo consciente, moderado e sintetizado no lema “beba menos e beba melhor”.

É fundamental que neste momento de crise nossos governantes atuem a favor das milhares de empresas, empreendedores e colaboradores. A Abracerva continua defendendo a liberdade dos cidadãos poderem consumir sua cerveja artesanal com responsabilidade e moderação, e está disponível para executar ações que contribuam com o acesso à informação sobre os benefícios do consumo responsável.

Deixe uma resposta