Nota Oficial – Síndrome Nefroneural em Minas Gerais

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) reforça a informação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de que as hipóteses para o surgimento da síndrome nefroneural ainda não foram esclarecidas.

Ressaltamos que as normas para abertura e manutenção de fábricas de cervejas são bastante rigorosas a fim de evitar qualquer dano à saúde.

Só através da investigação por órgãos competentes, já em curso, haverá a real explicação para o fato. Aguardaremos, assim como o mercado, por esse esclarecimento.

4 thoughts on “Nota Oficial – Síndrome Nefroneural em Minas Gerais

  1. Avatar
    Nelson Eidt says:

    A possível contaminação desta cerveja pode ter origem num furo ou manutenção não feita no trocador de calor do mosto. Sabemos que nas microcervejarias geralmente tem como fluído térmico o dietillenoglicol (liquido claro, higroscópico, sem odor, miscível em água, toxico e mortal se ingerido em quantidades significativas) que é usado nas serpentinas que tem contato indireto com a cerveja em produção(mosto).
    Omitir a avaliação desta causa e não alavancar uma auditoria nos processos e nos equipamentos desta cervejaria penso ser decisão temerária contra a saúde dos consumidores e poderá afetar o bom conceito dos bons rótulos das boas empresas do setor que asseguram a aplicação das melhores práticas.
    Para assegurar um diferencial competitivo entre os consumidores das marcas de cerveja artesanais, penso ser imperativo ser colocado em todos os rótulos das mesmas com destaque a qualificação e o nome do cervejeiro responsável. Veja parecer técnico em minha pagina do Facebook.

    • abracerva
      abracerva says:

      Nelson,
      Realmente até a presente data não temos notícia da efetiva causa da contaminação e em que momento do processo ocorreu. Agradecemos o seu comentário.

  2. Avatar
    Bruno Muller says:

    Comecei a apreciar e gostar muito das cervejas artesanais há aproximadamente um ano, porém, depois do acontecido em Belo Horizonte só volto a consumir este tipo de cerveja depois que tudo for muito bem esclarecido e divulgado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *