A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) reforça a informação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de que as hipóteses para o surgimento da síndrome nefroneural ainda não foram esclarecidas.
Ressaltamos que as normas para abertura e manutenção de fábricas de cervejas são bastante rigorosas a fim de evitar qualquer dano à saúde.
Só através da investigação por órgãos competentes, já em curso, haverá a real explicação para o fato. Aguardaremos, assim como o mercado, por esse esclarecimento.
A possível contaminação desta cerveja pode ter origem num furo ou manutenção não feita no trocador de calor do mosto. Sabemos que nas microcervejarias geralmente tem como fluído térmico o dietillenoglicol (liquido claro, higroscópico, sem odor, miscível em água, toxico e mortal se ingerido em quantidades significativas) que é usado nas serpentinas que tem contato indireto com a cerveja em produção(mosto).
Omitir a avaliação desta causa e não alavancar uma auditoria nos processos e nos equipamentos desta cervejaria penso ser decisão temerária contra a saúde dos consumidores e poderá afetar o bom conceito dos bons rótulos das boas empresas do setor que asseguram a aplicação das melhores práticas.
Para assegurar um diferencial competitivo entre os consumidores das marcas de cerveja artesanais, penso ser imperativo ser colocado em todos os rótulos das mesmas com destaque a qualificação e o nome do cervejeiro responsável. Veja parecer técnico em minha pagina do Facebook.
Nelson,
Realmente até a presente data não temos notícia da efetiva causa da contaminação e em que momento do processo ocorreu. Agradecemos o seu comentário.
Comecei a apreciar e gostar muito das cervejas artesanais há aproximadamente um ano, porém, depois do acontecido em Belo Horizonte só volto a consumir este tipo de cerveja depois que tudo for muito bem esclarecido e divulgado.
Bruno, Compreendemos a sua preocupação. Nosso compromisso é com a transparência nas informações. Lançamos também um FAQ para auxiliar as pessoas a compreenderem um pouco mais sobre o assunto. https://abracerva.com.br/faq-etilenoglicol/