Câmara Setorial da Cerveja é criada no Mapa para debater assuntos do setor

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) comemora esta semana mais um importante passo para o setor. Foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (4), a criação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja no âmbito Conselho Nacional de Política Agrícola (CSC/CNPA). Na prática, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) agora tem um grupo dedicado à análise e mediação do setor com o Governo Federal.

O presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, explica que há dois anos a entidade trabalha para que isso aconteça. “O Brasil é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo e viu, na última década, o número de fábricas artesanais e independentes quadruplicar. O potencial deste mercado é inquestionável e entendemos que, para crescermos ainda mais e impactarmos a sociedade, precisamos estar próximos do Governo Federal para o estabelecimento de políticas públicas que apoiem a competitividade do setor”, comenta.

Assinada pela ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a criação da Câmara prevê atuação em três áreas. A primeira é a avaliação, elaboração e divulgação de estudos sobre a produção de cerveja no Brasil em todos os âmbitos. O grupo também vai colaborar na identificação das prioridades atendidas pelas políticas públicas que afetam o setor. Por fim, vai assessorar o Mapa nos assuntos relacionados ao segmento.

Além da Abracerva, compõem a Câmara: Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/MAPA), Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/MAPA), Cooperativa Agrária Agroindustrial (Agrária), Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolupulo), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação Brasileira das Acervas (Acerva Brasil), Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), Associação Brasileira da Indústria do Vidro (Abividro), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cervbrasil), Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos Bebidas (Abba).

Anúncios

Deixe uma resposta