Copa Cerveja Brasil distribui 67 medalhas para 36 marcas e elege Bierbaum como microcervejaria do ano

O primeiro concurso exclusivo para marcas artesanais já tem suas medalhistas. A cerimônia de premiação da Copa Cerveja Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), aconteceu na noite deste sábado (20) em Brasília (DF). Foram 36 cervejarias reconhecidas com 67 premiações.

A microcervejaria do ano, com a maior pontuação média, foi a Bierbaum, de Treze Tílias (SC). Entre as marcas ciganas (com produção terceirizada), o destaque do ano foi para a Mantrap, de Belo Horizonte (MG). Já o 3 Orelhas, de Gonçalves (MG), foi o com as melhores avaliações na categoria Brewpub.

As 590 amostras foram analisadas por cerca de 50 juízes, coordenados por Igor Puorro. O julgamento aconteceu também em Brasília, de 17 a 19 de outubro.

O estado com maior número de cervejarias premiadas é Santa Catarina, com sete. Em seguida vem Rio Grande do Sul (6), Minas Gerais (4), São Paulo (4), Distrito Federal (4), Paraná (3), Espírito Santo (2), Goiás (2), Rio de Janeiro (2), Pernambuco (1) e Mato Grosso (1).

Anúncios

As melhores cervejas da Copa Cerveja Brasil

Entre as melhores, uma nova análise com os juízes mais experientes do evento selecionou as três como as Best of Show. A medalha de ouro ficou com a Espírito Santo, de Vitória (ES), com a sua Rauchbier.

No segundo lugar se classificou a Berliner Café da Cruls, de Brasília, e em terceiro ficou a Ricordi, da Birrificio Frisanco Viaggio, de Anchieta (SC).

Análise da primeira edição

Para o presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, o saldo da primeira edição é muito positivo. “A análise foi muito criteriosa e foram identificados pontos de melhoria que chegarão até as cervejarias. A premiação e valorização de quem faz um bom trabalho é fundamental, mas, mais do que isso, nosso intuito é que todo o mercado cresça junto”, comenta.

O coordenador da avaliação, Igor Puorro, diz que as discussões foram bastante intensas e o alto nível de conhecimento dos jurados contribuiu para que a Copa Cerveja Brasil se torne referência para o país também na credibilidade da avaliação.

Veja a lista completa dos premiados: LISTA COMPLETA DAS VENCEDORAS.

Deixe uma resposta