Abracerva lança selo de Cervejaria Independente Brasileira

​O boom da cerveja artesanal trouxe também uma série de novos termos para as embalagens e propagandas. Bebidas “especiais”, “puro malte” e “premium” invadiram as prateleiras e restaurantes. Para diferenciar ainda mais as produtoras consideradas artesanais – sem ligação com grupos econômicos multinacionais – a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) lança este mês o selo de Cervejaria Independente Brasileira.

A identidade poderá ser usada pelos cerca de 200 associados à entidade já no Festival Brasileiro da Cerveja, que vai de 7 a 10 de março em Blumenau (SC). “Nós queremos que o consumidor escolha a sua cerveja consciente de que está ou não apoiando o movimento das cervejas independentes. Se ele ver que o selo da Abracerva está na marca, pode se sentir seguro de comprar um produto verdadeiramente artesanal”, comenta o presidente da entidade Carlo Lapolli.

A intenção é que o selo seja usado em embalagens, materiais promocionais e comunicações com o consumidor. A arte já está disponível no link www.abracerva.com.br/selo-abracerva/. A arte foi desenvolvida pela Brandholic, associada da entidade.

Para cervejarias, ciganas, sommeliers de cerveja e fornecedores da cadeia que ainda não fizeram a sua adesão, ainda dá tempo. Basta acessar www.abracerva.com.br e preencher o cadastro. “Os associados contribuem para o fortalecimento do setor através de ações de representatividade junto ao Governo Federal e outras instâncias, além de fazer parte do movimento que vai, cada vez mais, colocar a cerveja artesanal em destaque em todo o país”, finaliza Lapolli.

O setor

Com 679 cervejarias ativas no Brasil até dezembro de 2017, o mercado da bebida atingiu, nos últimos três anos, índices de expansão acima de dois dígitos. Além de cervejarias, também se desenvolveram fornecedores dedicados à cadeia e novas profissões, como cervejeiro e sommelier de cervejas.

Cervejas consideradas artesanais são aquelas produzidas por empresas que não sejam multinacionais. De acordo com o presidente da Abracerva, as marcas que se enquadram neste conceito são as que priorizam a qualidade ao invés do ganho rápido de escala com utilização de ingredientes de menor valor agregado.

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