Número de cervejarias artesanais no Brasil cresce 37,7% em 2017

Mais um ano encerrou com crescimento acima do esperado para o mercado das cervejas artesanais no Brasil. Dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apontam um crescimento de 37,7% no número de cervejarias registradas no Brasil em 2017 – 2016 terminou com 493, já 2017 encerrou com 679. Outra informação interessante: 8,9 mil produtos foram registrados por estes negócios em 2017. Uma média de 13 para cada marca.

Nos dados regionais, o estado com o maior número de cervejarias é o Rio Grande do Sul, com 142. Seguem a lista: São Paulo (124), Minas Gerais (87), Santa Catarina (78) e Paraná (67). Nos índices per capita, o Rio Grande do Sul também lidera com uma cervejaria para cada 79.873 habitantes. Santa Catarina ocupa o segundo lugar com uma para cada 89.758 e o Paraná está em terceiro com 169.476 habitantes por cervejaria.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, os números comprovam a força do segmento, que ganha espaço a cada ano. “As cervejarias artesanais e independentes, que não têm relação com grupos econômicos internacionais, estão conscientizando o consumidor sobre a degustação da bebida, além de contribuírem para a cultura gastronômica local”, comenta.

Os números já eram esperados, de acordo com o executivo. Mas a representatividade do segmento é ainda maior. “O MAPA não considera, por exemplo, as cervejarias ciganas, que são negócios constituídos formalmente, mas que terceirizam a produção. Este número também cresceu – e muito – nos últimos anos”, diz.

Anúncios

Geração de emprego é maior entre as pequenas
Dados de um levantamento preliminar realizado pela Abracerva mostram que o número de contratações das artesanais também cresceu. De acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), cervejarias com menos de 100 funcionários geraram 723 novos postos de trabalho de janeiro a novembro de 2017. Entre os negócios do setor com mais de 100 funcionários, 829 postos de trabalho foram fechados no mesmo período.

One thought on “Número de cervejarias artesanais no Brasil cresce 37,7% em 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *